domingo, 2 de setembro de 2007

Redoma em pedaços

Sabe todas as conexões esdrúxulas e sem sentido que normalmente crio para explicar a vida? Descobri que todas realmente são esdrúxulas e sem sentido; mais além - são mentirosas.
Via o mundo atrás de uma redoma de vidro. Tudo era aparentemente transparente, e parecia exergar a verdade. "Nada é invisível aos meus olhos, só o essencial, vide minha respiração transloucada."
Acontece que a redoma não é igual a realidade: existe uma camada de vidro separando tudo. E, por viver nesse cubículo, além de enxergar coisas de realidade distorcida (estudos físicos que não cabem ser citados), era um espaço muito limitado.
Não tinha nem noção da verdade; era tido como se tivesse. Que situação mais cruel!

Hoje percebo o anti-clímax da minha vida. Na verdade, a percebo como ela é.
Os vidros envolventes se partiram num ritual Carrie, a estranha masoquista.
Sinto a dor dos cacos penetrando a minha pele - mas não os meus olhos.
Hoje sinto o ar puro e verdadeiro nos meus pulmões - não os "purificados por algum sistema de melhoramento de ar redomal".
E, para ser realista, não sei preferia sê-lo.
Carrie morre no final do filme.
Ou será que essa é a minha verdadeira epifania?

7 comentários:

Monique disse...

Fico de boca aberta ao perceber o quanto nossa sintonia é discarada, para não dizer igual, digo semelhantemente que sempre me senti envolta de algo que sufocava minha visõ autêntica das coisas .
Não sou a única e creio não sermos só nós duas .
Sinto alívio em suas palavras .

Muitissimo feliz em ler seus escritos . Parece matar ausência .
Beijos querida .

Clarice disse...

Woo.. às vezes queria eu achar o ponto fraco dessa redoma e dar uma marretada nela... Quero mais ar.

Ricardo Cardoso de Lima e Silva disse...

eu seria muito feliz (vide seu comment no [Documento Sem Título])

então... já viu o comercial do Fiat Punto? Inspiração veio de lá ou é só uma grande coincidência:
http://www.youtube.com/watch?v=PTnH_kJvZXQ
(ignore o Diego Carvalho no início, sim?)

Mimimi disse...

Acho que prefiro ficar na redoma. "O que os olhos não vêem o coração não sente". Tenho tanto medo de encarar essa realidade e ver como vc disse, o quanto é cruel.
Gosto de te ler Mary, sempre!

Luize
www.toxicity.com.br/neo

Pedro Nurmi disse...

Aos poucos a gente vai encontrando imperfeições no vidro da redoma. Pequenos cortes e rachaduras. Aí, pensamos, estamos finalmente vendo o que há por trás do vidro.

Até descobrir que existem várias redomas, uma dentro da outra.

A vida é a vida. Pensar sobre o que é a vida já é se afastar do que ela é, e da vida em si.

Como diria Alberto Caeiro, não existe epifania verdadeira. O que existe é epifania, e verdade na verdade da epifania.

Anônimo disse...

acho que precisamos colocar uma lente entre nós e a realidade para que tudo seja um pouco mais suave. não vejo como uma fuga, mas como uma forma de ver o mundo e contribuir particularmente para ele.

Pedro Nurmi disse...

e digo mais, JAMAIS teremos acesso ao que está por trás da redoma. Jamais. Por mais que busquemos e tentemos.